NOVAS ADIÇÕES AO HERBÁRIO FICOLÓGICO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30934Palabras clave:
herbário ficológico, algas marinhas, coleção, Instituto de Ciências do Mar.Resumen
Dando continuidade ao projeto de Reestruturação, Informatização e Manutenção do Herbário Ficológico do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, novos lotes foram reorganizados e adicionados ao herbário. Através de material, até então, separado e guardado em um dos compartimentos de herbário, foi possível o exame de exemplares ainda não adicionados à coleção. Neste trabalho, todos os exemplares foram organizados por divisão, ordem, família, gênero e espécie e separados em lotes, as fichas nas exsicatas foram corrigidas, numeradas e organizadas, e foram criadas fichas para o fichário. Foram adicionadas ao herbário um total de 302 lotes e 325 exemplares de algas marinhas, distribuídos em 30 ordens, 68 famílias, 139 gêneros e 235 espécies, dessas foram citadas pela primeira vez 6 ordens, 20 fanílias, 48 gêneros e 120 espécies. A divisão Rhodophyta contrinuiu com 60,6% dos lotes, 59,4% dos exemplares e 58,7¢ das espécies. A Divisão Chlorophyta.com base 19,9% dos lotes, 21,9% dos exemplares e 21,7% das espécies. A Divisão Phateophyta, com 17,5% dos lotes, 16,9% dos exemplares e 17,0% das espécies. A Divisão Cyanophyta, com 1,7% dos lotes, 1,5% dos exemplares e 2,1% das espécies, e a Divisão Xantophyta, com um total de 0,3% dos lotes, 0,3% dos exemplares e 0,4% das espécies. Quanto à origem dos lotes e exemplares adicionados, verificou-se que o maior número de contribuições foi de outros países, seguido de outros Estados do Brasil e pelo estado do Ceará. Com as novas adições, o herbário, em 2002, apresenta um total de 1.608 lotes, 3.339 exemplares e 447 espécies.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).