Lactobacillus plantarum COMO PROBIÓTICO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE JUVENIS DO ROBALO-PEVA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i2.31147Palabras clave:
Centropomus parallelus, aquicultura, enzima digestiva, bactéria, teste de estresse.Resumen
Com grande potencial para a aquicultura, o robalo-peva necessita de tecnologias para a produção massiva de juvenis com alta qualidade para pré-engorda. Uma forma de se obter melhores resultados com peixes saudáveis e resistentes seria a utilização de probióticos. Foi verificada a influência da suplementação de Lactobacillus plantarum à dieta de juvenis (56 dias após a eclosão) sobre o crescimento, sobrevivência, atividade de proteases digestivas e resistência ao estresse hipersalino. O ensaio de 30 dias foi constituído por três tratamentos, sendo o primeiro alimentado exclusivamente com Artemia e os dois de transição alimentar receberam por 15 dias Artemia e ração sendo um destes com suplementação de L. plantarum e, após, exclusivamente as respetivas rações. Os resultados obtidos apontam que a suplementação bacteriana durante a transição alimentar resultou no aumento da atividade de protease alcalina no trato digestório de juvenis de robalo-peva, além da maior resistência ao estresse salino, indicando peixes de melhor qualidade e mais saudáveis, auxiliando na produção massiva de juvenis de robalo peva com alta qualidade e prontos para estocagem em sistema de pré-engorda.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).