A PESCA DE MOLUSCOS EM AMBIENTES INTERMAREAIS NO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i2.31150Palabras clave:
Mariscos, extrativismo, malacofauna, mariscagem, Bivalvia, Nordeste.Resumen
Os moluscos são um importante recurso pesqueiro extensivamente capturado por comunidades pesqueiras, porém estudos sobre sua explotação ainda são escassos no Nordeste brasileiro. O presente estudo teve como objetivo registrar as espécies de moluscos capturadas e comercializadas na costa Oeste do RN. Entre os anos de 2010 e 2013, foram amostradas 7 praias da região, onde ocorre a pescaria de moluscos. Pescadores de moluscos (marisqueiros) foram entrevistados e as espécies coletadas identificadas in situ. Foram identificadas nove espécies de moluscos, sendo os bivalves o grupo de maior represen tatividade. Algumas espécies são capturadas apenas para o consumo próprio, embora a maioria seja comercializada por valores de R$ 4,00 a 10,00 o quilograma. A captura das espécies ocorre ao longo do ano, com exceção do bivalve Mytella falcata que tem sua captura inviabilizada no período chuvoso. O polvo Octopus insularis e a ostra Crassostrea mangle (= Crassostrea rhizophorae) são os moluscos de maior valor econômico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).