PLANOS TÉCNICOS DE MAQUETES DE REDES DE ARRASTOS COM PORTAS PARA O ENSINO DA TECNOLOGIA PESQUEIRA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i2.31152Palabras clave:
Tecnologia pesqueira, planos técnicos e recursos didáticos.Resumen
Maquetes físicas podem auxiliar o ensino acerca da confecção e dimensionamento dos petrechos de pesca, possibilitando levantar questões, comunicar ideias e suscitar hipóteses sobre o comportamento destes dispositivos no ambiente aquático, fornecendo um viés alternativo às metodologias tradicionais de ensino da tecnologia pesqueira que, muitas vezes incitam a falta de estímulo por parte dos discentes. Deste modo, o presente trabalho oferta uma perspectiva ainda inédita para o ensino da tecnologia pesqueira no país: a proposta de planos técnicos destinados à confecção de miniaturas de redes de arrasto com portas. Assim, foram dimensionados quatro planos técnicos miniaturizados da modalidade arrasto, contemplando uma ampla diversidade de planos construtivos para esta modalidade de captura. Os planos técnicos sugeridos permitem a obtenção de maquetes com o mesmo formato geométrico dos planos tradicionais. As frações de corte calculadas consideraram o uso de panagens de poliamida multifilamento com abertura de malha 25 mm. Esperamos que a presente proposta possa fomentar novas metodologias didáticas dedicadas ao ensino de projetos de pesca a partir de um processo reflexivo, promovendo a qualificação de recursos humanos capazes de gerar alternativas tecnológicas viáveis para o setor pesqueiro.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).