REORGANIZAÇÃO DO HERBÁRIO FICOLÓGICO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31355Palabras clave:
herbário ficológico, algas marinhas, coleção, Instituto de Ciências do Mar.Resumen
Neste trabalho foram considerados e reorganizados lotes pertencentes ao período de coleta de 1949 a 1984 já devidamente adicionados ao Herbário Ficológico do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará até o período de 1997/98. Inúmeros problemas foram detectados. Foram observadas as fichas depositadas no fichário e nas exsicatas, numeradas e organizadas por Divisão, Ordem, Família, Gênero, Espécie. Atualmente o herbário apresenta catalogado um total de 1.306 lotes e 3.014 exemplares de algas marinhas, distribuídos em 25 Ordens, 57 Famílias, 157 Gêneros e 327 Espécies. A Divisão Rhodophyta é a mais representativa, com 61,9% dos lotes, 65,9% dos exemplares e 56,6% das espécies. A Divisão Chlorophyta, a mesma está representada por 23,4% dos lotes, 22,7% dos exemplares e 26,6% das espécies. A Divisão Phaeophyta, por 14,5% dos lotes, 11,3% dos exemplares e 15,9% das espécies. As Divisões Cyanophyta e Xantophyta estão representadas por um total de 0,2% dos lotes, 0,1% dos exemplares e 0,9% das espécies. O Estado do Ceará contribui com o maior número de lotes, espécies e exemplares, seguido de outros Estados e outros países.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).