CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MORFOMÉTRICA CRANIANA DO BOTO CINZA, Sotalia fluviatilis GERVAIS, 1853, DA COSTA DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31358Palabras clave:
crânio, morfologia, morfometria, cetáceos, Sotalia fluviatilis.Resumen
O boto cinza (Sotalia fluviatilis Gervais 1853) é a espécie de cetáceo mais comum na costa do Estado do Ceará. De 1992 a 1997 foram registrados encalhes de 52 exemplares de boto cinza no estado. A morfologia e a morfometria óssea de 33 crânios de S. fluviatilis foram analisadas, sendo enfatizadas as características mais peculiares à espécie, bem como as que evidenciam o avanço de idade, as quais fornecem indícios de maturidade física óssea. Através de 40 medidas padronizadas foi realizada a caracterização craniométrica das amplitudes dos valores relativos encontrados para cada medida. Com os resultados obtidos foi estabelecido um critério de maturação física tendo como referenciais níveis de ossificação entre estruturas e suturas cranianas observados entre indivíduos jovens e adultos possibilitando discriminá-los como aptos ou não à caracterização craniométrica. Com uma análise comparativa entre os valores aqui encontrados e dados de outros autores, foi possível identificar possíveis diferenças populacionais. Os exemplares estudados apresentaram pequena variabilidade na grande maioria das medidas realizadas, caracterizando uma única população. É necessária uma futura caracterização craniométrica de exemplares amostrados em outras regiões bem definidas geograficamente, para confirmar o uso dessa metodologia para a diferenciação populacional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).