ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO SETOR PESQUEIRO DE PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v51i2.31362Palabras clave:
pesca de pequena escala, coleta manual, desembarque pesqueiro.Resumen
Informações são à base de um manejo racional, estando por trás de todos os estágios da administração dos recursos pesqueiros. Neste trabalho foi analisada a evolução do setor pesqueiro no litoral de Pernambuco, a partir de um recorte histórico da atividade para o período de 1999 a 2006. As informações analisadas neste trabalho foram extraídas dos relatórios de produção de pescado marítimo e estuarino do Estado de Pernambuco, publicados nos boletins do CEPENE. Os dados foram estratificados por ano, município, tipo de embarcação, arte de pesca e categoria específica do pescado, para posterior análise descritiva e inferências não paramétricas. Os resultados mostram que as capturas dos anos 2005 e 2006 foram marcantemente maiores que nos outros anos. Em geral, as capturas de Itapissuma e Goiana foram maiores que as das demais cidades. Das quinze Famílias responsáveis pelas capturas, nove delas pertencem ao grupo de peixes (Engraulidae, Mugilidae, Haemulidae, Mullidae, Carangidae, Lutjanidae, Scaridae, Scombridae e Clupeidae). As capturas de Pernambuco mostraram-se amplamente baseadas em recursos pesqueiros estuarinos situados em baixos níveis da cadeia trófica, especialmente na costa norte.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2019-04-02
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).