DETERMINAÇÃO POR TITULAÇÃO BIOLÓGICA, DE TOXINAS EM MOLUSCOS
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v32i1-2.31365Palabras clave:
Bivalvia, biotoxinas, ratos de laboratório, titulação biológica.Resumen
Este trabalho trata do emprego do método de titulação biológica na detecção de toxinas PSP (paralytic shellfish poisoning) em moluscos bivalves ocorrentes no Estado do Ceará (Brasil). Foram preparados extratos musculares de quatro espécies de moluscos: itã = lphigenia brasiliana; unha-de-velho= Tagellus plebeus; picholeta (jam. Unionidae); e sururu = Mytella guyanensis. Os extratos foram inoculados por via intraperitoneal em ratos de laboratório (Mus musculus). As cobaias apresentaram elevadas taxas de sobrevivência.
Descargas
Publicado
2018-03-05
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).