REGISTROS DE CETÁCEOS PARA O LITORAL DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v30i1-2.31398Palabras clave:
cetáceos, lista de espécies, ocorrência, distribuição, bioecologiaResumen
Este estudo apresenta uma lista atualizada das ocorrências de cetáceos no Estado do Ceará, Brasil incluindo-se dados sobre a distribuição geográfica das espécies, uma descrição dos encalhes das espécies de menor ocorrência, bem como a interação dos pequenos cetáceos de maior ocorrência, junto às atividades pesqueiras na costa do Estado do Ceará. Os dados foram obtidos através de avistagens no mar, identificação de animais encalhados inteiros ou de material osteológico, entrevistas com pescadores de diversas comunidades costeiras do Estado, e levantamentos em acervos de museus e arquivos fotográficos de jornais locais. Entre janeiro de 1992 e junho de 1996 foi registrada a ocorrência de 83 animais pertencentes a 10 espécies: Sotalia fluviatilis (45); Physeter macrocephalus (13); Steno bredanensis (12); Tursiops truncatus (4); Globicephala macrorhynchus (2); Peponocephala electra (2); Stenella frontalis (2); Stenella clymene (1); Kogia simus (1); e Ziphius cavirostris (1). As espécies encontradas em alto grau de decomposição, foram identificadas através das medidas cranianas
pertinentes. A mortalidade de pequenos cetáceos em redes de pesca indica a vulnerabilidade destes animais frente às artes de pesca utilizadas por pescadores artesanais no Ceará, sugerindo a necessidade da implementação de programas de pesquisa e campanhas de educação ambiental para minimizar o problema.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).