PRODUTIVIDADE DAS PESCARIAS DE BARCOS LINHEIROS NO SUDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v29i1-2.31407Palabras clave:
Produtividade, barcos linheiros, Sudeste do BrasilResumen
Este trabalho trata da produtividade das pescarias da frota de linheiros ao largo da costa sudeste do Brasil, segundo o tamanho do barco, número de linhas por pescador e número de anzóis por linha, para conhecer o arranjo que possibilita a obtenção das maiores capturas. Os dados são oriundos de mapas de bordo, correspondentes a pescarias conduzidas nos anos de 1979 a 1985. Os barcos foram agrupados em duas categorias de tamanho: pequeno- com menos de 20 TBA e comprimento total máximo de 15 metros; grande-com mais de 20 TBA e comprimento total máximo de 22 metros. As pescarias se realizaram
com linhas-de-fundo, estando os pescadores embarcados nos próprios linheiros ou em caíques, havendo de 15 a 20 caíques por barco. Cada pescador trabalha com uma ou duas linhas, com número variável de anzóis por linha ( 4, 5 e 20 anzóis). A maior produtividade dos barcos grandes decorre do maior número de dias de pesca por viagem e/ou maior número de pescadores em operação, niio havendo influência do tamanho do barco sobre a produção por pescador-dia. A melhor produtividade das pescarias dos barcos linheiros, independentemente da categoria de tamanho, é conseguida quando cada pescador trabalha com duas linhas, cada uma com 5 anzóis.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).