INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO DESEMPENHO ZOOTÉCNICO DO PACU DURANTE A PRÉ-ENGORDA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v52i1.33908Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de três densidades de estocagem (50,100 e 150 peixes/m3) na pré-engorda de juvenis de pacu (5,19 ± 0,40 g). O estudo foi desenvolvido no Laboratório de Aquicultura (LAQ), UDESC/Laguna (SC). Foram utilizados no total 180 juvenis de pacu distribuídos em nove unidades experimentais, dispostas em três.sistemas de recirculação de água idênticos, com três réplicas. Os peixes foram alimentados diariamente até a saciedade aparente, duas vezes ao dia, com ração peletizada (27% PB), durante 69 dias. A sobrevivência foi de 100% em todos os tratamentos. Não houve diferenças.significativas no peso final, fator de condição, taxa de crescimento específico (TCE), ganho de peso e conversão alimentar aparente entre as diferentes densidades testadas. A TCE média geral de 1,50 ± 0,09 %/dia, similar a outros estudos com a espécie nesta faixa de peso, sugerindo que as condições experimentais e densidades avaliadas foram adequadas. Isso mostra que o pacu apresenta potencial para a pré-engorda em altas densidades.
Palavras-chave: espécie nativa, Piaractus mesopotamicus, sistema de recirculação aquícola.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).