CARACTERIZAÇÃO DA PESCARIA COM REDE DE EMALHAR DERIVANTE REALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i1.342Palabras clave:
pescaria, rede de emalhar derivante, tecnologia, meio ambiente, economia.Resumen
A rede de emalhar derivante é utilizada na superfície, movendo-se ao sabor das correntes marinhas. O estudo visa avaliar os aspectos tecnológicos, ambientais e econômicos da pesca praticada pelos pescadores do Porto Mucuripe, Fortaleza– CE. Entre dezembro de 2006 e fevereiro de 2008 foram realizadas 17 entrevistas abertas, 28 controles do desembarque e uma viagem de acompanhamento da pescara. A variação no comprimento total das redes oscilou entre 600 e 4.050 m, com média de 3.200 m, e a altura variou entre 3 e 5 m. Dentre as espécies capturadas, a serra, Scomberomorus brasiliensis, apresentou a maior participação em número de indivíduos (68%) e peso (56%), seguida pela cavala, S. cavalla, com 20% e 25%, respectivamente. O índice de abundância (CPUE) geral foi de 1,57 kg/100m de rede. Constatou-se que a serra é predominantemente capturada na fase adulta do ciclo vital, com a participação de menos de 5% de indivíduos abaixo do comprimento na 1° maturidade sexual (L50). Em relação à cavala verificou-se o oposto, com a participação de apenas 16,2% de indivíduos acima de L50. O lucro bruto representou 34,2% do total da receita gerada com este sistema de pesca. Sugere-se como medida de ordenamento o uso de redes com malhas a partir de 11 cm entre nós opostos.Descargas
Publicado
2011-05-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).