PARQUES EÓLICOS OFFSHORE NO BRASIL E OS POTENCIAIS IMPACTOS SOCIAIS: APLICAÇÃO DE MATRIZES SWOT
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42667Resumen
Com o constante aumento dos investimentos no setor elétrico, surgiram iniciativas internacionais para introdução de turbinas eólicas em ambientes marinhos (offshore). No Brasil, tem-se articulado três iniciativas distintas para a construção de parques eólicos marinhos. Estima-se que surjam diferentes impactos sociais envolvendo as populações costeiras que fazem uso dos recursos oceânicos e marítimos próximos. O objetivo da pesquisa foi analisar, de forma participativa, a introdução de um projeto de parque eólico offshore em
águas litorâneas da costa oeste cearense. Utilizou-se a elaboração de Matrizes SWOT com os pescadores das comunidades próximas ao projeto como ferramenta para a realização do diagnóstico participativo local. Foram indicadas 36 forças, 27 fraquezas, 20 oportunidades e 13 ameaças. Foi possível entender que garantir a inserção social promove consideráveis ganhos. O efetivo engajamento público deve seguir métodos que permitam transparecer as informações relevantes aos moradores, promovendo discussões fluidas e didáticas e tomadas de decisão de forma participativa, garantindo o diálogo entre empreendedores,
Estado e comunidades atingidas.
Palavras-chave: avaliação de impacto social, Matrizes SWOT, participação pública, parque eólico offshore.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).