ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA ILHA SNOW, ANTÁRTICA: FÍSICA, QUÍMICA E MINERALOGIA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v53iEspecial.42672Resumen
A maior parte das áreas livres de gelo da Antártica ocorre próximo à zona costeira, locais relevantes pelas transferências de nutrientes realizadas pela fauna. O objetivo deste trabalho foi analisar amostras superficiais de solos dos ecossistemas costeiros da Ilha Snow, na Antártica Marítima, a partir das suas propriedades físicas, químicas e mineralógicas. Foram coletadas cinco amostras nos terraços marinhos. Nutrientes trocáveis, pH e textura foram determinados em amostras de TFSA. Determinaram-se teores de Al, Ca, Fe, K, Mg, Na, Si, Co, Cu, Mn, P, Pb e Zr por EDX. Identificou-se a mineralogia por DRX. Registraram-se
ecossistemas costeiros predominantemente arenosos, ácidos e com distrofismo generalizado.
Transferências de nutrientes são essenciais para a adubação desses ambientes. O aporte nutricional pode ser identificado pelos valores elevados de P e C orgânico. Indícios de crioclastia e alterações químicas com ocorrência de esmectita, caulinita e goethita foram registrados. O monitoramento dos solos de ecossistemas costeiros fornece importantes subsídios para a identificação de alterações climáticas na Antártica.
Palavras-chave: crioclastia, fosfatização, fauna, ciclagem de nutrientes, terraços marinhos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).