A CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA E SEUS EFEITOS EM TRÊS ESTUÁRIOS DO LITORAL DO CEARÁ, NORDESTE DO BRASIL - REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i2.5853Palabras clave:
contaminantes ambientais, efeitos ecotoxicológicos, água, sedimento, biotaResumen
Os estuários, encontro de rios e oceanos nas zonas litorâneas, apresentam biodiversidade atraente à exploração e desenvolvimento de atividades humanas. No entanto, as ações antrópicas interferem nas dinâmicas estuarinas naturais, impactando-os tanto pela destruição da paisagem quanto pela adição de compostos que geram efeitos letais e subletais nosorganismos. No Ceará, os estuários dos rios Ceará, Pacoti e Jaguaribe são relevantes visto suas localizações, importância socioeconômica e interações com populações ribeirinhas. Devido ao avanço da degradação da qualidade destes estuários, este trabalho apresenta uma revisão sobre a presença de contaminantes na água e no sedimento, e seus efeitos sobre a biota. O aumento da contaminação, principalmente pelo incremento nos níveis de metais no sedimento, tem sido evidenciado, especialmente nos últimos 10 anos. Danos biológicos foram vistos em espécies locais e testes de toxicidade evidenciaram o potencial tóxico, agudo e crônico, dos contaminantes presentes nos três estuários, incluindo o Pacoti, antigo sítio de referência. Apesar de iniciativas de proteção, os impactos nestes estuários são frequentes, contínuos e crescentes. Os dados ressaltam a existência de graves lacunas de conhecimento sobre as contaminações locais e reforçam a urgente necessidade de mais pesquisas e ações de controle para prevenir futuros impactos de amplitude ecossistêmica.Descargas
Publicado
2015-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).