DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA DO ICTIOPLÂNCTON NA REGIÃO DO PORTO DO PECÉM, ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v47i1.5959Palabras clave:
ictioplâncton, distribuição, abundância, Porto do PecémResumen
O estudo do ictioplâncton é muito importante para a compreensão do funcionamento dos ecossistemas marinhos. Embora tais estudos sejam frequentes em diversas regiões do mundo, estudo com essa abordagem são escassos no litoral do Ceará. De forma a diminuir essa deficiência, foram estudadas a distribuição e abundância da comunidade ictioplanctônica na zona costeira do Pecém. Foram realizadas 28 coletas divididas em quatro campanhas no ano de 2006. Em laboratório omaterial coletado foi triado, apresentando 4.320 ovos e 1.410 larvas de peixes no total das amostras, dentre as quais foram identificadas 1.395 larvas distribuídas em 13 táxons inferiores, 3 ordens e 9 famílias. A comunidade ictioplanctônica do local de estudo foi formada por três categorias de famílias: pelágicas, associadas a recifes de coral e demersais, com predomínio das primeiras. As maiores abundância absolutas de ovos foram encontradas no período chuvoso, enquanto asdas larvas foram mais elevadas no período seco, sendo as famílias Engraulidae e Serranidae as que tiveram maior destaque em ambos os períodos.Descargas
Publicado
2014-07-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).