ESTUDO DE CORRENTES MARINHAS POR MEIO DO LANÇAMENTO DE CARTÕES DE DERIVA NO LITORAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v43i1.6009Palabras clave:
correntes costeiras, ventos, cartões de deriva, Nordeste do BrasilResumen
Objetivando melhor conhecer a circulação costeira na plataforma de Pernambuco, em função da intensidade e direção dos ventos, foram realizados dois lançamentos de cartões de deriva, com 5000 cartões cada, nas proximidades do Porto de Suape. O experimento foi realizado sob duas condições eólicas, a primeira com ventos predominantes de Sudeste e a segunda com ventos predominantes de Nordeste. Os resultados obtidos mostraram uma clara influência do sistemasazonal de ventos sobre a direção das correntes. A direção Sul-Norte das correntes foi predominante nos meses de verão devido à maior freqüência e intensidade dos ventos provenientes de Sul e Sudeste. Essa direção da corrente tem maior impacto sobre a zona de praia submarina sendo responsável pela elevação na turbidez da água. Quando ocorre a inversãoda corrente para Norte-Sul, as águas continentais ricas em sedimentos e poluentes, tendem a passar ao largo da linha de costa, sem afetar a balneabilidade das praias.Descargas
Publicado
2010-05-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).