SOBRE A ALIMENTAÇÃO DO TUBARÃO-MARTELO, Sphyrna zygaena (LINNAEUS, 1758), CAPTURADO POR ESPINHEL PELÁGICO NO SUDESTE E SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v42i2.6031Palabras clave:
tubarão-martelo, Sphyrna zygaena, dieta alimentarResumen
A alimentação do tubarão-martelo, Sphyrna zyganea, foi estudada em águas oceânicas das regiões Sudeste e Sul do Brasil. As amostragens foram realizadas utilizando espinhel de superfície durante quatro cruzeiros do N.Pq. Soloncy Moura do IBAMA/CEPSUL, nos meses de dezembro de 2002 e março, abril e julho de 2003. A análise da dieta foi realizada calculando para cada item alimentar a sua porcentagem numérica (%N) nos estômagos, a porcentagem em peso (%P), e a freqüência de ocorrência (%FO), bem como pelo Índice de Importância Relativa (IRI). A alimentação foi composta basicamente por teleósteos e cefalópodes, com destaque para os peixes Aluterus sp., Balistes sp. e Diodon sp., e para as lulas Illex argentinus e Chiroteutis spDescargas
Publicado
2009-12-01
Número
Sección
Notas Científicas
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).