FAUNA DE ELASMOBRÂNQUOS DO ESTUÁRIO DO RIO CURU, CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6065Palabras clave:
Palavras-chaves, tubarões, raias, pesca artesanal, área de berçário.Resumen
Os estuários possuem relevante interatividade ecológica com ecossistemas vizinhos, sendo habitat de relativamente elevada diversidade de espécies. Poucos são os estudos que citam a ocorrência de elasmobrânquios nos estuários do Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi caracterizar a fauna de elasmobrânquios do estuário do rio Curu. Entre setembro de 2004 e dezembro de 2007, pescarias artesanais realizadas no estuário foram mensalmente monitoradas. Foi registrada a ocorrência de seis espécies: Rhizoprionodon porosus (n=4), Carcharhinus limbatus (n=2),Dasyatis guttata (n=130), D. marianae (n=6),Gymnura micrura (n=8) e Aetobatus narinari(relato etnoecológico). A partir destes resultados, o número de espécies de elasmobrânquios registradas para o estuário do rio Curu triplicou (de duas para seis espécies), sendo que para os estuários do Estado, aumentou em 50% (de seis para nove espécies). A quase totalidade dos animais coletados correspondia a neonatos. O estuário do rio Curu atende pelo menos parcialmente a um dos três critérios que definem uma área de berçário. A confirmação desse status depende de pesquisas adicionais.Descargas
Publicado
2008-11-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).