CARTILAGINOUS FISHES (CLASS CHONDRICHTHYES) OFF CEARÁ STATE, BRAZIL, WESTERN EQUATORIAL ATLANTIC - AN UPDATE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i2.6066Palabras clave:
tubarão, raia, quimera, novo registro, faixa de distribuição.Resumen
Aproximadamente 1.100 espécies de Chondrichthyes (tubarões, raias e quimeras) são hoje conhecidas mundialmente. O inventário faunístico mais recente para águas brasileiras compilou a ocorrência de 160 espécies de elasmobrânquios (tubarões e raias). Entretanto, o conhecimento pleno da riqueza de espécies de Chondrichthyes no Brasil ainda está longe de ser alcançada porque faltam pesquisas no campo de inventários faunísticos. Isto se deve à falta de recursos para pesquisa e conservação. Os peixes cartilaginosos não recebem prioridade de financiamento de pesquisa porque geralmente não são alvo direto de pescarias. Até o presente momento, sabe-se que 50 espécies de elasmobrânquios ocorrem em águas ao largo do Estado do Ceará. O objetivo do presente estudo foi de atualizar o registro de ocorrência de peixes cartilaginosos ao largo do Ceará. Os novos registros foram obtidos durante monitoramento a bordo de pescarias industriais, bem como do monitoramento de desembarque de pescarias industriais e artesanais e um cruzeiro de pesquisas.Este esforço foi complementado com examinação de espécimens de uma coleção ictiológica local, registros de literatura e fotográficos. Os oito novos registros são:Cirrhigaleus asper, Breviraja cf. spinosa, Dipturussp., Dasyatis geijskesi ,Himantura cf. schmardae,Manta birostris, Mobula thurstoni e Hydrolagussp. Além disto, obteve-se também informação sobre a ocorrência Rhinobatos lentiginosus no Estado. Esses novos registros representam um aumento de 18% no número de registros de peixes cartilaginosos parao Estado, que agora somam 59 espéciesDescargas
Publicado
2008-11-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).