EFICIÊNCIA DA ESCOVAÇÃO NO CONTROLE DE INCRUSTAÇÕES BIOLÓGICAS EM TANQUES-REDE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6109Palabras clave:
técnica de escovação, incrustação biológica, tanques-rede, piscicultura marinha.Resumen
As incrustações biológicas, também denominadas debiofouling , constituem-se em um dos maiores problemas encontrados pelo homem em suas atividades no mar e, particularmente, por maricultores. Apesar da escovação das panagens ser recomendada como o método mais eficiente no controle do problema, a adoção desta prática acarreta riscos de escapes, stress, diminuição do ganho de peso dos lotes cultivados e aumento dos custos operacionais em terra, afetando negativamente a rentabilidade dos cultivos marinhos. Neste trabalho, foi avaliado o emprego da escovação como alternativa para controle dos incrustantes biológicos em panagens de tanques-rede. Os resultados dos experimentos mostraram apontaram que o método testado não foi eficiente na redução da incidência defouling.Descargas
Publicado
2007-12-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).