COLEÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO DE ESTUDOS DO MAR ALMIRANTE PAULO MOREIRA (IEAPM)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0.6129Palabras clave:
Coleção Científica, IEAPM, Mollusca, Biodiversidade.Resumen
Coleções científicas são fundamentais aos estudos da biodiversidade e desde 2014, o “Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM)” mantém um acervo científico dedicado aos organismos bentônicos e incrustantes, objetivando garantir informações para as linhas de pesquisa relacionadas a Taxonomia/Sistemática, Filogeografia, Biogeografia e Bioinvasão. No momento, a coleção científica contém cerca de 1.200 espécimes dos principais grupos taxonômicos bentônicos, como Algae, Porifera, Cnidaria, Polychaeta, Mollusca, Crustacea, Bryozoa, Ascidiacea, além de uma coleção de tecidos. Os moluscos são a parte mais representativa do acervo, correspondendo a aproximadamente 32%,especialmente Gastropoda e Bivalvia, com destaque para as famílias Mytilidae, Ostreidae, Vermetidae e Calyptraeidae. A Coleção Científica do IEAPM representa um importante panorama da biodiversidade marinha, principalmente para o Estado do Rio de Janeiro.Descargas
Publicado
2017-02-13
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).