A COLEÇÃO MALACOLÓGICA PROFESSOR MAURY PINTO DE OLIVEIRA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i0.6130Palabras clave:
Malacologia, biodiversidade, Minas Gerais, coleções biológicas.Resumen
A Coleção do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira foi iniciada na década de 1950 e presentemente conta com mais de 8800 lotes, incluíndo todos os grupos de moluscos, com espécimes marinhos, terrestres e de água doce, provenientes de diferentes localidades do Brasil e do mundo. Atualmente, os procedimentos curatoriais adotados na CMPMPO-UFJF vêm sendo adequados, através da inclusão de espécimes preservados em via úmida com seu respectivo backup de tecido para futura extração de DNA e realização de estudos moleculares, bem como da informatização da coleção. A realização continuada, nos últimos seis anos, de estudos de levantamento da malacofauna terrestre e límnica no estado de Minas Gerais tem permitido a inclusão, no acervo, de espécimes de famílias que ainda não eram representadas, ou para as quais não havia espécimes em via úmida. Destaca-se a recente inclusão de vários espécimes em via úmida das famílias Veronicellidae, Subulinidae, Physidae, Lymnaeidae, Ancylidae e Planorbidae. A finalidade primeira da CMPMPO é a contínua formação e preservação de um acervo que retrate a diversidade da malacofauna do Brasil. Este acervo constitui um patrimônio universal, servindo como referência nacional e internacional no estudo de moluscos. A existência desse acervo permite a realização de pesquisas, formação de recursos humanos e atendimento ao público por meio da realização de projetos de extensão e popularização da ciência. Nesse sentido, a CMPMPO atende a todas as funções atribuídas às coleções biológicas: guarda, conservação, estudo e difusão do conhecimento.Descargas
Publicado
2017-02-13
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).