CARACTERIZAÇÃO DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DAS DUNAS DE FLEXEIRAS, BALEIA, PARACURU E JERICOACOARA, COSTA NOROESTE DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6156Palabras clave:
dunas, migração, características, Estado do CearáResumen
Este trabalho, abrangendo as localidades de Flexeiras, Baleia, Paracuru e Jericoacoara, costa NW do Estado do Ceará, visou avaliar o processo de migração de dunas, considerando suas características morfológicas, dimensões e volumes, além de buscar qualificar a influência da pluviometria sobre sua dinâmica. A caracterização das taxas de migração das dunasfoi baseada na medição direta, em campo, e indireta, por meio de imagens de satélite, das distâncias entre suas sucessivas marcas de deslocamento. As dimensões e volumes das dunas foram obtidos a partir de levantamentos topográficos e de sensoriamento remoto. O confronto dos dados referentes às dimensões e volume das dunas e respectiva pluviometria doperíodo de sua formação com as taxas de migração revelou haver uma boa correlação inversa entre o volume e as principaisdimensões das dunas com sua respectiva velocidade de migração, sendo também configurado um expressivo controle climático no desenvolvimento e movimentação das dunas eólicas na região.Descargas
Publicado
2017-02-06
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).