BIOLOGIA E PESCA DO CAMARÃO-CANELA, Macrobrachium acanthurus (CRUSTACEA, PALAEMONIDAE), NO ESTUÁRIO DO RIO JAPARATUBA, ESTADO DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v49i1.6161Palabras clave:
Macrobrachium acanthurus, reprodução, proporção sexual, recrutamento, abundância relativa, estuário, Rio Japaratuba.Resumen
O camarão-canela, Macrobrachium acanthurus , é um importante recurso pesqueiro do litoral norte de Sergipe, sendo capturado com covos no estuário do Rio Japaratuba. As amostragens foram realizadas mensalmente, no período de janeiro a dezembro de 2011, totalizando 1.800 indivíduos, dos quais 57,7% eram machos e 42,3% fêmeas. O comprimento médio anual do cefalotórax (CC) foi de 20,1 mm (machos) e 15,6 mm (fêmeas), ambos com valor modal em 16,0 mm, sendo o comprimento médio na 1ª maturidade sexual das fêmeas estimado em 11,9 mm CC. As fêmeas são numericamente predominantes de abril a setembro, período que coincidiu com o pico de reprodução e com safra dessa espécie. O recrutamento, levando-se em consideração o comprimento médio do cefalotórax, foi registrado para ambos os sexos no período contínuo de outubro a maio. O esforço de pesca foi medido na unidade 100 covos-dia, com produção média anual estimada em 10,0 kg e receita mensal em torno de R$ 4.500,00 (safra) e de R$ 500,00 (entressafra). Visando a proteger o camarão M. acanthurus , este trabalho fornece informações básicas para subsidiar sua gestão sustentável no Estado de Sergipe.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).