PESCA E HÁBITOS ALIMENTARES DO PEIXE-REI, Elagatis bipinnulata (QUOY & GAIMARD, 1825) (PISCES: CARANGIDAE) NO ARQUIPÉLAGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6174Palabras clave:
peixe-rei, Elagatis bipinnulata, pesca, dieta alimentar, Arquipélago de São Pedro e São Paulo.Resumen
Aspectos alimentares do peixe-rei, Elagatis bipinnulata , foram estudados nas adjacências do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, onde são capturados com linha-de-mão. Um total de 309 estômagos de peixes de ambos os sexos variando entre 46 e 101 cm de comprimento zoológico foram analisados, onde 192 estômagos apresentaram conteúdo e 117 estavam vazios. Vinte e sete taxa foram identificados, representados por 12 taxa de peixes, 7 de crustáceos, 5 de cefalópodes, 1 de pterópode, 1 de heterópode e 1 de tunicado. Entre os itens alimentares do micronécton, os eufausiáceos foram os mais importantes, representando 79,2% em número, estando presentes em 29,2% dos estômagos analisados. Uma notável predação foi também observada sobre os peixes-voadores que se concentram ao redor dos rochedos para reprodução.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).