ANÁLISE DE PARÂMETROS SOROLÓGICOS DE TRÊS ESPÉCIES DE TUBARÃO DO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6375Palabras clave:
análise do sangue, bioquímica do soro, tubarões, Carcharhinus perezi, Ginglymostoma cirratum, Negaprion brevirostris, Arquipélago de Fernando de Noronha.Resumen
Valores de referência relativos à bioquímica do sangue de tubarões são informações raras na literatura. O objetivo deste trabalho é a determinação de valores médios de parâmetros séricos de três espécies de tubarão, Carcharhinus perezi, Ginglymostoma cirratum e Negaprion brevoristri, comumente encontrados no Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o auxílio de um analisador bioquimico automatizado, foram determinados onze parâmetros, incluindo glicose, creatinina, ácido úrico, sódio, potássio, cálcio, fosfato, proteína total, albumina, globulina e aspartato aminotransferase/AST. Os valores médios de cada parâmetro foram comparados entre as três espécies de tubarão e entre outras previamente relatadas na literatura. As análises comparativas indicaram que alguns dos valores médios obtidos apresentaram variações entre espécies. Os resultados sugerem que podem ocorrer variações em parâmetros bioquímicos do sangue de tubarões relacionadas com as condições de obtenção, processamento e armazenamento das amostras em campo e/ou ao estresse de captura.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).