ESTUDO DOS NUTRIENTES NO AMBIENTE PELÁGICO ADJACENTE À COSTA DO ESTADO DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6380Palabras clave:
nitrato, fosfato, silicato, ZEE Norte.Resumen
O presente trabalho foi realizado com dados do Programa Avaliação do Potencial Sustentável de Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva - REVIZEE, obtidos durante a Operação Norte III (1999), e teve como finalidade estudar a distribuição horizontal e vertical dos nutrientes (nitrato, nitrito, amônia, fosfato e silicato) em 48 estações oceanográficas, e relacionar seus teores com temperatura (T), salinidade (S), oxigênio dissolvido (OD) e a taxa de saturação do oxigênio dissolvido (%OD). Em campo foram obtidos dados de T, S, OD, %OD e, utilizou-se o disco de Secchi para discriminar as camadas eufótica e afótica na coluna d’água. O ambiente pelágico da ZEE Norte apresentou em grande parte características oceânicas, contudo, próximo da região costeira, verificou-se influência fluvial através dos maiores valores superficiais de nitrato, fosfato e silicato. Na camada eufótica, as distribuições dos nutrientes (exceto o nitrito, que teve uma distribuição irregular) apresentaram menores valores. Entretanto, verificou-se um aumento na concentração desses nutrientes na camada afótica, relacionado ao processo de degradação da matéria orgânica, que os liberam novamente para a coluna de água.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).