REGISTRO DE OCORRÊNCIA DE Caligus bonito E Caligus sp. (COPEPODA: CALIGIDAE) NA TAINHA, Mugil curema (OSTEICHTHYES: MUGILIDAE), NO LITORAL DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6381Palabras clave:
Caligus bonito, Caligus sp., parasitismo, Mugil curema, zona costeira, Rio Grande do Norte.Resumen
Este trabalho registra a ocorrência de copépodes parasitas Caligus bonito e Caligus sp. na tainha, Mugil curema Valenciennes, 1836, com base em 31 exemplares capturados em águas costeiras de Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de março de 2001 a junho de 2002. Os caligídeos foram encontrados em dois peixes, sendo identificados como C. bonito, com representação de quatro exemplares (66,7%), apenas em machos, e como Caligus sp., com representação de dois exemplares (33,3 %), apenas em fêmeas. Foram registradas prevalências de 12,9% e 6,45% para C. bonito e Caligus sp., respectivamente. A área de fixação preferida pelos copépodes parasitas foram as brânquias dos hospedeiros.
Descargas
Publicado
2017-02-06
Número
Sección
Notas Científicas
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).