ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE PEIXES DO ESTUÁRIO DO RIO ANIL, ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6388Palabras clave:
comunidade ictiofaunística, diversidade, similaridade, Rio Anil.Resumen
O presente estudo aborda a ecologia da comunidade ictiofaunística do estuário do Rio Anil, com relação à estrutura, diversidade e composição das espécies. Foram realizadas capturas bimestrais no período de maio/2000 a março/2002, utilizando redes de emalhar, em quatro pontos do estuário. A similaridade entre os locais de coleta foi analisada através da Análise de Cluster, aplicada sobre uma matriz de dados de presença-ausência e abundância relativa das espécies, utilizando o coeficiente de distância euclidiana quadrada e o método de Ward (variância mínima) como critério de agrupamento. Foram registradas 43 espécies pertencentes a 35 gêneros e 23 famílias. Deste total, 12 espécies foram representadas com menos de 0,1% do número total de indivíduos amostrados e 15 responderam com menos de 0,1% do peso total amostrado. A estrutura da comunidade revelou maior participação numérica das espécies Arius herzbergii, Mugil curema, Arius sp, Pseudauchenipterus nodosus e Mugil gaimardianus representando 87% dos indivíduos capturados. Quanto ao número de espécies, as famílias dominantes são: Sciaenidae (12), Engraulididae (3) e Mugilidae (3). Os valores de diversidade mostraram pouca variabilidade entre os locais, indicando distribuição espacial homogênea neste estuário, com índices mais expressivos nos meses de maio/2001 e janeiro/2002 e menores nos meses de julho/2000 e março/2002.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).