COMPOSIÇÃO DO MICROFITOPLÂNCTON NO SISTEMA ESTUARINO DE BARRA DAS JANGADAS (JABOATÃO DOS GUARARAPES – PERNAMBUCO – BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v37i1-2.6447Palabras clave:
microfitoplâncton, composição, variação sazonal e espacial, estuárioResumen
Com o intuito de ampliar os conhecimentos sobre a ecologia do sistema estuarino de Barra das Jangadas, importante sistema costeiro do Estado de Pernambuco, é que se desenvolveu este trabalho visando determinar a composição do microfitoplâncton, sua distribuição sazonal e espacial, em diferentes períodos de maré, frequência de ocorrência, abundância relativa, diversidade específica e equitabilidade. As coletas foram realizadas mensalmente, de março/99 a fevereiro/00, através de arrastos horizontais, utilizando-se uma rede cônica de 65µm de abertura de malha, durante três minutos e depois fixadas com formol neutro a 4%. De acordo com os resultados observou-se que os grupos mais representativos foram:Chrysophyta (76 spp), Pyrrophyta (8spp), Euglenophyta (4spp), Cyanophyta (4spp) e Chlorophyta (4spp). Cerca de 66,7% das espécies encontra-se bem distribuída ao longo do estuário, atingindo uma elevada diversidade específica (0,35 a 4,33 bits.cel-1) nas estações mais internas, onde 71,88% das amostras estão compreendidas entre média e alta diversidade. Dentre estas espécies fitoplantônicas destacaram-se: Bellerochea malleus (Brightwell) Van Heurk; Coscinodiscus centralis Ehrenberg; Oscillatoria sp; Pleurosigma sp; Cerataulus turgidus Ehrenberg; Euglena sp; Thalassiosira sp; Nitzschia sigma (Kützing) Wm. Smith, Entomoneis alata (Ehrenberg) Kützing e Surirella fastuosa Ehrenberg, todas com frequência acima de 70%. As diatomáceas citadas acima, são consideradas na literatura como espécies marinhas eurialinas e a presença delas, no ambiente estudado, está associada ao grande volume de águas costeiras que normalmente penetram nos estuários do Estado de Pernambuco já que estes são de pequeno porte.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).