IMPACTO DA VIOLAÇÃO DOS PRESSUPOSTOS DA ESTATÍSTICA PARAMÉTRICA EM ESTUDOS MORFOMÉTRICOS
Impact of Assumption Violations in Parametric Statistics in Morphometric Studies
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v57i1.83078Resumen
O presente trabalho teve como objetivo mostrar a importância de caracterizar os dados quanto à forma de sua distribuição de probabilidade e o impacto no resultado do uso de testes paramétricos na comparação de médias quando o modelo de distribuição dos dados é mal especificado, tomando como base estudos da morfometria de crustáceos. O banco de dados constou de dados de comprimento do abdômen de lagostas distribuídos nas seguintes variáveis qualitativas: sexo e mês. Os dados foram analisados em cinco etapas: (1) comparação de médias sem caracterizar a variável aleatória contínua; (2) caracterização da variável aleatória contínua quanto a distribuição de probabilidade; (3) transformação dos dados e recaracterização da variável aleatória contínua; (4) aplicação do modelo linear generalizado para comparação dos fatores e (5) avaliação do impacto que a violação dos pressupostos da estatística paramétrica causa na comparação dos fatores. A análise dos resultados indicou que o impacto da violação dos pressupostos levou a conclusões equivocadas, mais especificamente como o uso do teste t de Student, que é amplamente usado em pesquisas relacionadas com organismos biológicos. Deste modo, a importância de se realizar a correta aplicação das ferramentas estatísticas disponíveis fornecerá a seguridade dos resultados e uma correta inferência.
Palavras-chave: Teste t de Student, Normalidade, Variância, Modelo linear generalizado
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).