HISTOLOGIA DA GLÂNDULA OVIDUCAL DA RAIA-DE-LA PLATA, Atlantoraja platana (GÜNTHER, 1880) (CHONDRICHTHYES, RAJOIDEI)
Histology of the oviducal gland of the La Plata skate, Atlantoraja platana (Günther, 1880) (Chondrichthyes, Rajoidei)
Resumen
Nos peixes elasmobrânquios, a glândula oviducal é uma estrutura complexa, localizada entre o oviduto anterior e o útero. O presente estudo teve como objetivo conhecer os aspectos anatômicos e histológicos da glândula oviducal da fêmea adulta da raia Atlantoraja platana. Para cada amostra foram feitas as colorações AB (Alcian Blue) com pH 1,0 e 2,5; como também PAS (Reação do ácido periódico de Schiff), hematoxilina e eosina (HE) e (carmin best). O oviduto anterior está representado por uma camada externa (túnica serosa) e uma de músculo liso (circular e longitudinal), apresentando reações positivas com PAS e AB de pH 1,0 e 2,5. As zonas de “club” e papilar, foram responsáveis pela produção de substâncias citoplasmáticas PAS+ e AB+ de pH 1,0 e 2,5. A zona de “baffle” contém espineretes, que comunicam os túbulos secretores internos serosos com o lúmen. Além disso, a zona de “baffle” foi o local onde se registrou maior concentração de espermatozoides. Na região mais distal da zona terminal, foi observada a presença de túbulos de secreção serosa, mucoso e misto, apresentando um epitélio cilíndrico pseudoestratificado ciliado, com células caliciformes (PAS+, AB+). Devido à sua alta complexidade e funcionalidade histo-fisiológica, a glândula oviducal dos tubarões e raias pode ser considerado um elemento chave da reprodução.
Palavras-chave: oviparidade, estratégia reprodutiva, ducto reprodutivo, morfologia.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Arquivos de Ciências do Mar
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).