ESTUDO QUÍMICO DE MACROALGAS DO LITORAL DO CEARÁ: Cryptonemia luxurians (MERTENS) J. AGARDH E Bryothamnion seaforthii (TURNER) KUTZING
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11808Palavras-chave:
macroalgas marinhas, ácidos graxos, Cryptonemia, Bryothamnion.Resumo
Neste estudo foram analisados os ácidos graxos de duas espécies de macroalgas marinhas, Cryptonemia luxurians Bryothamnion seaforthii e (Rhodophyta), coletadas na praia de Sabiaguaba-Ce. Os ácidos graxos foram analisados sob a forma de ésteres metílicos, através do método de cromatografia de gás - espectrometria de massa. Os ácidos graxos presentes em maior concentração na alga C. luxurians foram palmítico (32,3 %), oléico (10,4 %), ácido esteárico (11,0 %), palmitoléico (6,9%) e o ácido 2-metil-hexadecanóico (6,9%). Os principais ácidos graxos de B. seaforthii foram: palmítico (46,91%), mirístico (6,31%), oleico (5,50%), esteárico (5,86%) e lactobacílico (6,47%).Downloads
Publicado
2017-05-05
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).