ICTIOFAUNA MARINHA DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL: II. ELASMOBRANCHII E ACTINOPTERYGII DE ARRECIFES DE ARENITO DA REGIÃO ENTRE MARÉS

Autores

  • Maria Elisabeth de Araújo Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, Fortaleza. Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará.
  • Francisca Edna de Andrade Cunha Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Estudante de Mestrado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Roberto Aurélio Almeida Carvalho Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Estudante de Mestrado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • João Eduardo Pereira de Freitas Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Estudante de Graduação em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Mara Carvalho Nottingham Pesquisador do Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (IMAT), Departamento de Engenharia de Pesca e Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará. Estudante de Mestrado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.
  • Bruno Montandon Noronha Barros Estudante de Graduação em Engenharia de Pesca, Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v33i1-2.11849

Palavras-chave:

ictiofauna, Elasmobranchii, Actinopterygii, recifes de arenito, Estado do Ceará.

Resumo

O Estado do Ceará possui 573 km de costa apresentando diversas feições ecológicas em toda a sua extensão, como os arrecifes de arenito presentes em muitas praias cearenses e que abrigam várias comunidades de peixes. O presente trabalho tem como objetivo principal catalogar as espécies de peixes que ocorrem nos arrecifes da região entre-marés do Ceará e comparar com a literatura existente para o Nordeste do Brasil. Foram registradas 77 espécies de peixes recifais (76 Actinopterygii e 1 Elasmobranchii) pertencentes a 59 gêneros e 35 famílias para a região entre-marés do litoral cearense, com 28 novos registros de ocorrência.

Downloads

Publicado

2017-05-05

Edição

Seção

Artigos originais