Editorial
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18813Resumo
Apresentamos à comunidade científica o volume 50, em seu primeiro número, dos Arquivos de Ciências do Mar. Uma série que inaugura uma nova fase desta revista, com um novo layout, mais moderno e voltado à faciliar a leitura digital, melhorando também a apresentação da versão impressa dos artigos. Alem disso, o processo de submissão e editoração passará agora a ser eletrônico, através do Portal de Periódicos da UFC. Com isso, esperamos maior agilidade nos trâmites editoriais, além de uma maior facilidade no acesso aos artigos publicados. Em março deste ano, perdemos um dos pesquisadores fundadores do Instituto de Ciências do Mar, responsável por iniciar os estudos carcinológicos no Ceará e que nos deixou como legado a Coleção Carcinológica do Labomar. Apesar de sua curta carreira acadêmica, uma vez que após a sua aposentadoria dedicou-se à pintura, seus estudos foram determinantes para promover o conhecimento da carcinofauna cearense e são referência até hoje. Neste volume, expressamos nossos agradecimentos ao prof. Fausto-Filho e apresentamos, em nossa capa, uma de suas telas na qual o Labomar, ainda em seus primeiros anos de existência, era apenas uma pequena casa à beiramar. O volume 50.1 apresenta 9 artigos cientificos, 2 revisões de literatura e 2 notas científicas de diversas áreas das ciências marinhas. Agradecemos a todos os autores que nos confiaram a missão de divulgar os resultados de suas pesquisas, assim, como aos anônimos revisores dos manuscritos pelas importantes correções e sugestões. Estas contribuições só engrandessem os Arquivos de Ciências do Mar.
Boa leitura!
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).