WEIGHT-LENGTH RELATIONSHIP OF DEMERSAL FISH OF BAIA SUL, FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA STATE, BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18830Palavras-chave:
ictiofauna, relação peso-comprimento, sul do Brasil.Resumo
Este trabalho apresenta a relação peso-comprimento de 35 espécies pertencentes a 27 famílias. As coletas foram realizadas mensalmente entre 2001 e 2003 com redes de arrasto no Saco dos Limões, Baía Sul, Florianópolis (SC), Brasil. O peso total e o comprimento total das espécies com n ≥ 30 sofreram transformação logarítmica e foram plotados graficamente para identificação e remoção de outliers. Uma análise de regressão foi realizada para definir os parâmetros a e b, a partir dos quais a relação peso-comprimento de cada espécie foi estimada. A determinação do crescimento foi classificada em: isométrica (19 espécies), alométrica-positiva (12 espécies) e alométrica-negativa (4 espécies). A relação pesocomprimento para duas espécies encontradas neste estudo é inédita no Brasil, trazendo novas informações sobre a história de vida das espécies, além de resultados importantes para a avaliação da pesca regional.Downloads
Publicado
2017-12-14
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).