BIOLOGIA REPRODUTIVA DO FALSO-VOADOR, Dactylopterus volitans (TELEOSTEI: DACTYLOPTERIDAE), NO LITORAL NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v35i1-2.30930Palavras-chave:
Dactylopterus volitans, biologia reprodutiva, litoral norte de São Paulo.Resumo
A pesca do camarão-rosa (Penaeus sp.) no Sudeste brasileiro não está direcionada apenas para este recurso pesqueiro, causando impacto sobre o estoque de diversas espécies, dentre elas o falso-voador, Dactylopterus volitans. Neste trabalho, a biologia reprodutiva da espécie foi analisada com base em 592 exemplares coletados no litoral norte de São Paulo por barcos de pesca, no período de julho de 1995 e agosto de 1996. Registraram-se indivíduos na faixa de 7,0 – 35,5 cm CT, com a moda principal na classe dos 10,0 cm CT. As relações biométricas “comprimento padrão (CP)/comprimento total (CT)” e “peso total (PT)/comprimento total (CT)” foram determinadas pelas equações: CP=0,8276 CT – 0,1746 e PT= 0,0072 CT 3.097. Os valores de L50 estimados para fêmeas, machos e total foram 17,38 cm, 19,25 cm e 18,09 cm, respectivamente. Comparando-se K, K´e RGS, observa-se um aumento no peso gonadal entre os meses de novembro e fevereiro, indicativo da época da desova. Os valores de L50´ da moda de comprimento e do período reprodutivo mostram que a participação de juvenis na captura é bastante elevada e que o período de defeso do camarão-rosa não preserva o estoque reprodutor do falso-voador, comprovando o grande impacto da pesca camaroneira sobre esta espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).