MONITORAMENTO DO BOTO CINZA, Sotalia fluviatilis (CETACEA: DELPHINIDAE) EM FORTALEZA, ESTADO DO CEARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v29i1-2.31405Palavras-chave:
Sotalia fluviatilis, tucuxi, distribuição, abundância, comportamento.Resumo
O boto cinza, Sotalia fluviatilis, tem sua distribuição nns Américas Central e do Sul, ocorrendo desde Honduras, até Santa Catarinn, Brasil. Em Fortaleza (03º43' S, 38º30' W), grupos do boto cinza ocorrem frequentemente durante todo o ano. Este trabalho estuda a distribuição, abundância e comportamento deste cetáceo nn Enseada do Mucuripe em Fortaleza, entre janeiro/92 e dezembro/93. A distribuição das avistagens e das rotas de deslocamento de S. fluviatilis nn Enseada, evidenciaram a
utilização preferencial das praias Mansa e de Iracema, em horários distintos, sugerindo um padrão de movimentação entre áreas de descanso e de alimentação, respectivamente As maiores e menores percentagens de avistamentos nn Praia de Iracema ocorreram, respectivamente, nos primeiro e quarto trimestres. Em relação ao nível da maré, as maiores frequências de ocorrência de indivíduos aconteceram durante a maré baixa. O número total de indivíduos avistados por dia de observação variou entre um e dez, sendo que a maior frequência de ocorrência foi de cinco indivíduos nn área. Variações anuais no tamanho dos grupos avistados podem estar relacionadas com a mortalidade acidental dos botos em redes de pesca . Comportamentos
aéreos (totais e parciais) e de pesca (individual, grupo aleatório e grupo cooperativo) foram observados em 38 ocasiões, geralmente em áreas mais profundas. A pesca cooperativa se caracterizou por uma sequência de movimentos aparentemente ordenados, concentrando e cercando cardumes nas áreas mais afastadas da costa, trazendo-os para regiões mais rasas onde ocorria a alimentação. Este comportamento podia se repetir várias vezes ao dia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).