PRIMEIRA CONTRIBUIÇÃO AO INVENTÁRIO DOS MOLUSCOS MARINHOS DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v7i1.33014Resumo
A realização de inventários florísticos e faunisticos, em águas atlânticas ao largo do nordeste brasileiro, é um dos objetivos da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará. A área considerada, para a realização de tais inventários, está compreendida entre as bôcas dos rios Parnaíba e São Francisco, limitada ao norte pelo Equador
e a leste pela longitude 30°W . (Paiva & Holanda, 1962) .
A literatura científica sôbre os moluscos marinhos da área em estudo é por demais reduzida. Contamos, para a realização dêste trabalho, principalmente, com obras de autores estrangeiros. O material malacológico coletado na área inventariada. no qual se fundamenta esta primeira contribuição, se encontra na coleção malacológica da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará (EBMUFC), devidamente catalogado, com as respectivas datas e locais de coleta ou procedência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).