ANATOMIA DE Arca imbricata, BRUGUIÈRE, 1789 E Lunarca ovalis (BRUGUIÈRE, 1789) (MOLLUSCA: BIVALVIA: ARCIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v48i1.5866Palavras-chave:
Arcinae, Anadarinae, morfologia, Brasil.Resumo
A família Arcidae possui uma considerável variação na forma da concha, cuja característica mais marcante é a área cardinal achatada. A partir de amostras provenientes da Coleção Malacológica “Prof. Henry Ramos Matthews – Série A”, da Universidade Federal do Ceará (CMPHRM-A), o presente estudo faz uma descrição anatômica complementar de duas espécies do grupo que ocorrem no estado do Ceará: Arca imbricata e Lunarca ovalis. São observadas características gerais do manto, cavidade palial, massa visceral, sistemas digestório, muscular e reprodutor. O trabalho é complementado por uma chave tabular entre espécies de Arcidae conhecidas para litoral do Brasil.Downloads
Publicado
2015-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).