USO DE DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS PARA A REDUÇÃO DA CAPTURA DE BRAQUIÚROS PELA PESCA ARTESANAL DE ARRASTO
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v47i1.5961Palavras-chave:
braquiúros, dispositivos para redução da captura, enfoque ecossistêmico, gestão pesqueiraResumo
Dispositivos para a redução da captura da fauna acompanhante (BRDs) são modificações tecnológicas instaladas nos ensacadores das redes de arrasto para evitar ou reduzir a mortalidade indesejada da pesca. Foram conduzidos quatro experimentos para avaliar odesempenho dos BRDs na exclusão de braquiúros por uma frota artesanal de arrasto de camarões do litoral do Paraná. Foram testadas duas grelhas Nordømore com diferentes espaçamentos entre barras (24mm – G24; 37mm – G37), um ensacador modificado com malhaquadrada (MQ) de 28mm entre nós opostos, um ensacador com malha quadrada de 28mm entre nós opostos e um painel de escape superior com malha de 96mm entre nós opostos (JE). Os BRDs foram comparados com uma rede controle em arrastos duplos de 60 minutos (total de 6 réplicas em cada estação para cada BRD). As grelhas retiveram menos braquiúros que as redes controle (G24: 62%; G37: 53%, p<0,05), especialmente para Callinectes sp., Libinia ferreiraee Arenaeus cibrarius , mas não foi significativopara Persephona sp. e Hepatus pudibundus. Os ensacadores modificados (MQ e JE) não reduziram significativamente (p>0,05) a captura de braquiúros Embora não significativamente, todos os BRDs reduziram a captura de Xiphopenaeus kroyeri (G24: 15,77%;G37: 32,08%; J.E: 8,01%; M.Q: 2,41%; p>0,05). As grelhas Nordømore demonstram melhor eficiência para a exclusão de braquiúros. Mas a perda da espécie-alvo precisa ser melhor compreendida a fim de promover um diálogo com pescadores artesanais e gestores. De qualquer forma, os resultados oferecem pontos de referência preliminares para fomentar a adoção de uma abordagem ecossistêmica para a gestão da pesca de camarões.Downloads
Publicado
2014-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).