CAPACITAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS E COOPERATIVISMO NO ESTADO DO CEARÁ: LIÇÕES DO PROJETO BARCO-ESCOLA

Autores

  • Raimundo Hélio Leite Filho Mestre em Engenharia de Pesca e Pesquisador do Instituto de Ciências do Mar, LABOMAR/UFC).
  • Reynaldo Amorim Marinho Doutorando em Engenharia de Pesca da UFC, Chefe da Divisão de Pesca do LABOMAR, UFC.
  • Manuel Antonio de Andrade Furtado Neto Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Pesca e do LABOMAR, UFC

DOI:

https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6085

Palavras-chave:

Projeto Barco-Escola, pesca artesanal, capacitação tecnológica, Estado do Ceará.

Resumo

O presente trabalho relata as atividades do Projeto Barco-Escola, desenvolvido com um público-alvo de trinta pescadores artesanais em três municípios do Estado do Ceará, pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Ele teve como objetivo aplicar a experiência cooperativista de capacitação tecnológica, através do treinamento para a pesca artesanal de peixes utilizando-se espinhel-de-fundo. Como metodologia auxiliar, foram realizadas entrevistas em março e abril de 2006, para se avaliar a opinião dos pescadores sobre o projeto, seu perfil socioeconômico, o caráter pedagógico e social do projeto e sua visão positiva sobre a nova tecnologia. O projeto promoveu o desenvolvido da tecnologia de captura e proporcionou novos conhecimentos: não deu o peixe de graça. O que os pescadores adquiriram foram elementos permanentes que os ajudarão ao longo de sua vida profissional. Este trabalho mostrou que o conhecimento científico pode ser bem assimilado por pessoas com baixo nível de escolaridade, desde que os adequados meiospedagógicos sejam aplicados a novas experiências. Os pescadores treinados durante o projeto se tornaram replicadores de conhecimento junto aos seus colegas de profissão, demonstrando sua viabilidade concreta como elemento de desenvolvimento sustentável da pescaartesanal no Ceará.

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Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Notas Científicas