CAPACITAÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS E COOPERATIVISMO NO ESTADO DO CEARÁ: LIÇÕES DO PROJETO BARCO-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v41i1.6085Palavras-chave:
Projeto Barco-Escola, pesca artesanal, capacitação tecnológica, Estado do Ceará.Resumo
O presente trabalho relata as atividades do Projeto Barco-Escola, desenvolvido com um público-alvo de trinta pescadores artesanais em três municípios do Estado do Ceará, pelo Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará. Ele teve como objetivo aplicar a experiência cooperativista de capacitação tecnológica, através do treinamento para a pesca artesanal de peixes utilizando-se espinhel-de-fundo. Como metodologia auxiliar, foram realizadas entrevistas em março e abril de 2006, para se avaliar a opinião dos pescadores sobre o projeto, seu perfil socioeconômico, o caráter pedagógico e social do projeto e sua visão positiva sobre a nova tecnologia. O projeto promoveu o desenvolvido da tecnologia de captura e proporcionou novos conhecimentos: não deu o peixe de graça. O que os pescadores adquiriram foram elementos permanentes que os ajudarão ao longo de sua vida profissional. Este trabalho mostrou que o conhecimento científico pode ser bem assimilado por pessoas com baixo nível de escolaridade, desde que os adequados meiospedagógicos sejam aplicados a novas experiências. Os pescadores treinados durante o projeto se tornaram replicadores de conhecimento junto aos seus colegas de profissão, demonstrando sua viabilidade concreta como elemento de desenvolvimento sustentável da pescaartesanal no Ceará.Downloads
Publicado
2008-07-01
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).