DESCRIÇÃO E COMPOSIÇÃO DAS CAPTURAS DA FROTA PESQUEIRA ARTESANAL DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i2.6114Palavras-chave:
pesca artesanal, recursos pesqueiros, composição da captura, frota pesqueira, região Nordeste.Resumo
Entre janeiro de 1998 e março de 2000 foram amostrados 2.998 desembarques de 975 embarcações que totalizaram 207,7 t de peixes ósseos e cartilaginosos, da frota artesanal do Nordeste. As artes de pesca utilizadas foram a linha de mão de fundo e superfície, as redes de emalhar e cerco ea armadilha para peixe, no norte da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Foram registrados o tipo e categoria da embarcação, pesos desembarcados, artes de pesca utilizadas, áreas e profundidades de atuação e a composição das capturas, assim como os tamanhos de capturados exemplares. Os Estados da Bahia (33%) e Ceará (31,5%) foram responsáveis pelos maiores desembarques, seguidos por Alagoas e Pernambuco (22,3%) e Rio Grande do Norte (13,3%). Embarcações motorizadas representaram 37,6%e barcos a vela 62,4%. A categoria motorizada totalizou 53,4% dos desembarques e 60,5% da produção e barcos a vela representaram 46,6% e 39,5%, respectivamente. A arte de pesca mais utilizada foi a linha de mão, totalizando 74,6% dosdesembarques, 66,2% das embarcações e 85,6% do peso desembarcado. Foram identificadas 324 áreas de pesca (pesqueiros), em profundidades de 7,5 a 1.000 metros, distantes 1 a 35 milhas da costa. Foram registradas 170 espécies, 104 gêneros e 52 famílias, para os 121.475 exemplares amostrados.Downloads
Publicado
2007-12-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).