A DERIVA E O TRANSPORTE LITORÂNEO DE SEDIMENTOS NO TRECHO ENTRE CUMBUCO E MATÕES – COSTA NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6142Palavras-chave:
sedimentos, deriva, transporte litorâneo, sistema ondulatório, Estado do CearáResumo
O estudo hidrodinâmico do trecho litorâneo entre Cumbuco e Matões, costa NW do Estado do Ceará, foi realizado tomando como base um método empírico que utiliza o processo gráfi co de confecção de diagrama de refração, associado a trabalhos de campo. Este procedimento considerou também a infl uência da geometria costeira no processo morfogenético, onde o vento e as ondas exercem papel fundamental. Os cálculos da intensidade e sentido da deriva litorânea demonstraram sua maior efetividade no sentido de SE-NW, e sua intensidade varia para os diferentes trechos da linha de costa. Esta abordagem resultou na concepção de um modelo que trata do comportamento da geometria costeira em forma de espiral, considerando principalmente a deriva litorânea de sedimentos, onde os resultados empíricos puderam ser associados às respostas observadas em campo, as quais são materializadas em processos erosivos e/ou deposicionais.Downloads
Publicado
2007-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).