PROJETO MARAMBAIA: APOIO À PESCA ARTESANAL NO CEARÁ - INSTALAÇÃO E MONITORAMENTO DOS RECIFES ARTIFICIAIS EM PARACURU
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v40i1.6147Palavras-chave:
Projeto Marambaia, recifes artificiais, monitoramento, pesca artesanal, Paracuru.Resumo
O uso de recifes artifi ciais (RAs) como instrumento de manejo dos recursos pesqueiros vem sendo uma alternativa viável para aumentar o nível de produtividade pesqueira. Com a grande variedade de materiais utilizados na sua construção, observou-se a necessidade de estudar os efeitos de tal procedimento sobre a biota marinha com respeito aos seus aspectos físicos e biológicos, na região Nordeste do Brasil. Este trabalho descreve a construção de RAs utilizando contêineres metálicos através de uma parceria entre PETROBRÁS e o LABOMAR/UFC. A profundidade mínima do local, as sugestões dos pescadores, os cuidados com a segurança à navegação e a reserva com relação às prospecções futuras foram os principais critérios utilizados para a escolha do lugar para a instalação das estruturas no mar, a 10 milhas da costa, em profundidade de 20 m. O projeto atendeu às Normas da Autoridade Marítima NORMAM 11 da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, tomando-se medidas específi cas na preparação de cada contêiner, como a abertura de “janelas” nas paredes e no teto para garantir a precisão da operação de afundamento. O processo de colonização em sua maior parte é representado por hidrozoários. As 21 espécies de peixes identifi cadas por censo visual, no período de 18 meses, se mantêm concentradas no local das estruturas, sendo observada uma paisagem desabitada na área fora da abrangência dos recifes.Downloads
Publicado
2007-07-01
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).