DETERMINAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA E RAZÕES C/N E C/S EM SEDIMENTOS DE FUNDO DO ESTUÁRIO DE SANTOS - SP/BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6153Palavras-chave:
sedimentos, carbono, nitrogênio, enxofre, C/N, C/S, Estuário de Santos.Resumo
O Estuário de Santos têm sido muito estudados em função das atividades antropogênicas derivadas da presença de importante pólo industrial e urbano localizados nessa área. Os objetivos desse estudo foram: avaliar as distribuições espaciais de carbonoorgânico, nitrogênio total e enxofre total para estabelecer as razões C/N e C/S e determinar o conteúdo em matéria orgânica relacionado a o aporte ao ambiente sedimentar. Os limites da concentração de carbono orgânico e nitrogênio total não apresentaram diferençasimportantes quando considerado o conjunto dos pontos. Uma inversão nos valores de concentração do enxofre total foi observada devido a um possível processo de diagênese diferenciado. Os dados mostraram maiores valores de matéria orgânica em ambientes de baixa energia e valores relativamente menores nos setores onde os processos hidrodinâmicos são mais intensos. É possível concluir que os sedimentos estudados recebem contribuição de matéria orgânica tanto de origem continental quanto marinha.Downloads
Publicado
2017-02-06
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).