DESCRIÇÃO DA PESCA DA PESCADA-AMARELA, Cynoscion acoupa, DA COSTA DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v39i1-2.6175Palavras-chave:
pescada-amarela, Cynoscion acoupa, pesca, Estado do Pará.Resumo
Considerando a importância sócio-econômica e a escassez de informações sobre a pescada-amarela, Cynoscion acoupa , este trabalho tem por objetivo descrever aspectos relacionados com sua pesca na costa do estado do Pará. Foram registrados os comprimentos de 716 exemplares amostrados em pontos estratégicos de desembarque do estado. Informações foram também obtidas através de registros detalhados de desembarques por viagem para os anos de 2001 e 2002, coletados em uma empresa de pesca sediada no Estado do Pará além de dados das empresas de pesca coletados junto ao Ministério da Agricultura. A rede de emalhar empregada na captura da pescada-amarela é confeccionada com fio de multifilamento, com tamanho da malha variando de 180 a 200 mm (entre nós opostos) e tamanho de 4.500 – 4800 m de comprimento com 5,0 a 6,0 m de altura. No Estado do Pará, a pescada-amarela é capturada durante todo o ano, principalmente entre os meses de maio e agosto. A fauna acompanhante da pescaria direcionada para esta espécie, representou 52% a 66% da captura total, sendo Arius parkeri, Cynoscion steindachneri, Carcharhinus sp. e Sphyrna sp. as espécies relevantes. O comprimento total dos indivíduos amostrados variou na faixa de 51 - 125 cm, cujo valor mensal manteve-se regular ao longo do período de amostragem. Não se registrou diferença estatisticamente significante na proporção sexual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).