OCORRÊNCIA DE Ergasilus versicolor e E. lizae (COPEPODA:ERGASILIDAE) NA TAINHA, Mugil curema (OSTEICHTHYES: MUGILIDAE) EM PONTA NEGRA, NATAL, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v38i1-2.6406Palavras-chave:
Ergasilus versicolor, Ergasilus lizae, tainha, Mugil curema, copépodo parasita, Rio Grande do Norte.Resumo
Este trabalho de pesquisa registra a ocorrência dos copépodos parasistas Ergasilus ersicolor e E. lizae no Estado do Rio Grande do Norte. Um total de 31 indivíduos da tainha, Mugil curema (Mugilidae), foi coletado e, através de necropsia, verificou-se que dezenove deles se encontravam sendo parasitados por E. versicolor and E. lizae. Um conjunto de 383 espécimes de E. versicolor foi encontrado durante a estação chuvosa, com uma predominância de 58,06%, e 23 espécimes de E. lizae Durante a estação seca, com uma predominância de 3,23%. Os parasitas apresentaram uma clara especificidade em relação aos hospedeiros machos, com 66,67% durante a estação chuvosa e 100% durante a estação seca.
Downloads
Publicado
2017-02-09
Edição
Seção
Notas Científicas
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).