BACTÉRIAS FECAIS EM OSTRAS, Crassostrea rhizophorae
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v36i1-2.6525Palavras-chave:
ostras, coliformes fecais, SalmonellaResumo
As ostras são organismos filtradores, capazes de acumular concentrações elevadas de microrganismos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica desses moluscos bivalves originários de um criadouro natural no estuário do Rio Cocó, Sabiaguaba, Fortaleza, Ceará. Para isso, foi feita a estimativa do Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Fecais (CF) e a pesquisa de Salmonella. Os valores encontrados para CF no músculo (com líquido intervalvar) variaram de <1,8 a 920 por grama. A presença de Salmonella foi confirmada em 21 (70%) das 30 amostras analisadas.Downloads
Publicado
2017-03-10
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).